sábado, 22 de novembro de 2025

Cidadania e Desenvolvimento (5º e 6º anos)

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e em colaboração com a Biblioteca Escolar, os alunos do 5.º e 6.º anos participaram numa atividade dedicada ao Dia Internacional dos Direitos das Crianças (20 de novembro).

Durante a sessão, os alunos refletiram sobre os principais direitos das crianças e, de forma criativa, criaram cartazes coloridos e escreveram mensagens em balões, destacando direitos essenciais como o brincar, aprender, ser amado, ser respeitado e viver em segurança.

Os trabalhos finais foram expostos na Biblioteca Escolar e no exterior da biblioteca, permitindo que toda a comunidade educativa pudesse conhecer e valorizar o contributo dos alunos para a promoção dos direitos das crianças.



  

  







terça-feira, 18 de novembro de 2025

Projeto de Articulação Curricular (4º ano)

A temática que estamos a trabalhar este ano letivo no âmbito do PAC é "A água - Fonte de vida, sustentabilidade e cidadania".

Assim, a turma do 4ºD fez um pequeno trabalho sobre como podemos poupar a água. O mesmo está exposto nas paredes da escola, para sensibilizar toda a comunidade sobre esse bem tão precioso e de como podemos ajudar a preservá-lo, fazendo coisas simples nas nossas casas.




sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Cidadania e Desenvolvimento (5º e 6º anos)

Direitos Humanos em Foco – Trabalhos dos 5.º e 6.º anos

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos dos 5.º e 6.º anos realizaram diversos trabalhos sobre o tema “Direitos Humanos”, refletindo sobre a importância destes na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

Ao longo das aulas, os estudantes conheceram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, analisaram exemplos de situações em que estes direitos são violados e discutiram formas de os promover e proteger no dia a dia.

Os trabalhos realizados — cartazes e exposições — revelam criatividade, espírito crítico e sensibilidade social, demonstrando o compromisso dos alunos com os valores da dignidade, da liberdade e do respeito pelo outro.

Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para o papel ativo que cada cidadão pode desempenhar na defesa dos direitos humanos, incentivando atitudes de empatia, solidariedade e respeito.

O entusiasmo e o empenho demonstrados pelos alunos transformaram este projeto num verdadeiro exercício de cidadania ativa, mostrando que todos podemos contribuir para um mundo melhor.

Agradecemos a todos os alunos pelo seu envolvimento, dedicação e excelente trabalho, que muito dignificam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.